top of page
  • Foto do escritorO Jornal

Prefeita avalia gestão municipal


Janete foi a primeira mulher eleita ao cargo de prefeita em Pilar do Sul

Por Jéssica Nascimento

Depois de quatro anos exercendo o cargo de prefeita, Janete Pedrina de Carvalho Paes, de 58 anos, fala sobre as dificuldades e experiências que enfrentou ao ser a primeira mulher a governar a cidade. Ela, que já passou por cargos como vereadora, vice-prefeita e assessora parlamentar, diz que apesar da situação financeira do País, conseguiu realizar seus objetivos na administração municipal. “O desafio foi grande, mas o encarei como um privilégio. Estou feliz com tudo que fiz para a cidade, apesar dos erros. Vou deixar a prefeitura com a consciência tranquila”, frisa.

No primeiro ano que assumiu, ela diz que a administração ocorreu conforme o previsto, porém encontrou dificuldades nos três últimos anos por conta do baixo orçamento. Atualmente, segundo Janete, o orçamento estimado para a cidade é de aproximadamente R$ 62 milhões, incluindo os convênios. Porém, ela diz que conforme a média per capita do país, o orçamento ideal para a cidade do porte de Pilar do Sul, com quase 30 mil habitantes, deveria ser de R$ 80 milhões. “Foi preciso cortar gastos e economizar. Mas ainda assim consegui colocar Pilar do Sul nos trilhos, mesmo tendo problemas políticos”, afirma.

Janete acredita que fez o possível pela cidade, já que, segundo ela, realizou investimentos em todas as áreas, como saúde, educação, cultura, transporte, infraestrutura urbana e funcionalismo público. Entre seus principais feitos estão reformas e implantação de escolas; reformas de espaços públicos; ampliação do orçamento da saúde; renovação da frota municipal; ampliação do transporte escolar intermunicipal; implantação da pista de caminhada e de áreas de lazer; recuperação do aterro; investimentos em abastecimento de água e saneamento básico; asfaltamento e manutenção de ruas e estradas, entre outras atividades.

Além desses trabalhos, a prefeita ainda havia planejado trazer uma faculdade de agronomia para a cidade e ter executado o projeto de iluminação pública, que não foram possíveis por conta de verbas e legislações. Ela espera que a próxima gestão de continuidade aos trabalhos que realizou, para que a cidade continue se desenvolvendo. Depois que deixar o cargo, ela diz que continuará sendo política, mas não ocupando cargos, e sim se preocupando em fazer o bem para os cidadãos com projetos sociais. “Ainda tenho muito trabalho nesse fim de ano. Vou descansar só depois do dia 2. Depois disso vou cuidar e dar mais atenção para minha família”, conclui.

1 visualização0 comentário
bottom of page