top of page
  • Foto do escritorO Jornal

Nos Caminhos De Santiago

Atualizado: 25 de nov. de 2020

Por Geni Alves dos Santos

Livro: "Caminhando na Espanha: Meus Passos no Caminho de Santiago."

Maria Cecília Pereira, a autora de “Caminhando na Espanha: meus passos no Caminho de Santiago”, narra com singeleza sua experiência em realizar, no ano de 2008 um propósito que tinha há anos: fazer a rota a pé de, aproximadamente 800 km, que possui o Caminho de Santiago, na Espanha. O relato de Cecília apresenta ao leitor seu projeto de peregrinar pelos Caminhos de Santiago, desde a saída do Brasil; a decisão de fazer o ‘Caminho Francês’, o mais antigo, que existe desde a Idade Média e é considerado o caminho tradicional. Por ele caminhavam desde reis a pessoas comuns; é também chamado de “Caminho de Estrela”, segundo a autora. Maria Cecília, contando aos leitores sua aventura, torna-os também peregrinos, por Caminhos de Santiago de cada um, com suas alegrias e dores, descobertas e decepções, sonhos realizados e outros somente sonhados… A autora nasceu em Pilar do Sul (SP). É filha de Antonio Pereira de Moraes e Sílvia de Paula Rosa (conhecidos por Nico e Zizi). “Tenho dois filhos: André e Solange e uma linda netinha para quem dediquei o livro relatando minha experiência no Caminho de Santiago”, comenta Cecília.

A autora Maria Cecília Pereira mora em Sorocaba (SP) há muitos anos, onde completou seus estudos. Em Pilar do Sul, trabalhou na Escola Estadual “Vereador Odilon Batista Jordão”, como bedel (inspetora de alunos) e como pintora e artesã autônoma. Trabalhou na Biblioteca Municipal “José de Alencar” e na Casa da Cultura, na gestão do então prefeito Zaar Dias de Góes. “Trabalhei com uma equipe maravilhosa, que deixou plantadas várias sementes de incentivo à área cultural do município”, ressalta. A autora de “Caminhando na Espanha: meus passos no Caminho de Santiago” é professora de Língua e Literatura Portuguesa, Língua e Literatura Espanhola (mestrado pela Universidade São Paulo – USP) e Língua Francesa. Atualmente, trabalha com aulas por Internet, tradução de textos técnicos e literários e revisão de textos nos três idiomas.

Caminhos de Santiago Os Caminhos de Santiago são rotas percorridas por peregrinos desde o século IX para venerar as relíquias do apóstolo Santiago Maior, cujo sepulcro se encontra na Catedral de Santiago de Compostela. A peregrinação dos Caminhos de Santiago foi uma das mais concorridas da Europa medieval. Por vários séculos ficou um tanto esquecida; desde os anos 1980, a popularidade da peregrinação tem crescido, ainda que a maioria das pessoas que fazem o Caminho, atualmente, não o façam por motivos religiosos.

Divulgação: Autora Maria Cecília Pereira

Peregrinar pelo Caminho tornou-se um itinerário espiritual e cultural, percorrido por milhares de pessoas todos os anos. Foi declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu em 1987 e Patrimônio da Humanidade (na Espanha em 1993 e na França em 1998). O Caminho de Santiago é popularmente associado, desde séculos à Via Láctea por, supostamente, indicar o caminho para Santiago de Compostela à noite. (Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre).

Comentários de leitores

“Acabei de ler esse livro e amei! Leitura ao mesmo tempo leve e cheia de emoção e sensibilidade. A escritora, minha amiga Cecília Pereira, nos conduz com toda delicadeza que lhe é peculiar, pelo Caminho de Santiago de Compostela, como se estivéssemos caminhando ao seu lado. Vale muito a pena a leitura. “ Maria Lúcia B. B. Paiotti – Maúca.

“Ao iniciar os passos de Cecília no Caminho de Santiago, não poderia imaginar a beleza que encontraria no trajeto. Pude conhecer a determinação, a fé e a profundidade do olhar dessa amiga guerreira que, mesmo com os pés doídos com as bolhas, não desistiu de seus propósitos e atingiu o seu objetivo. Tenho certeza de que a minha amiga Cecília, hoje, é mais rica em conhecimentos e tem um olhar novo para a vida que segue, após o longo percurso no Caminho de Santiago de Compostela. Agradeço a oportunidade de caminhar junto e conhecer um pouco da Espanha Medieval, através de seus relatos, recheados de emoção. Um grande abraço. ” Sonia Sales.

“Adoro viajar… conhecer novos lugares… E, para mim, cada nova excursão começa muito antes; às vezes, na cena de um filme ou na página de um livro . Santiago de Compostela (Espanha) e sua grandiosa catedral, centro de peregrinações desde a Idade Média, sempre me cativaram. Lendo “Caminhando na Espanha: meus passos no caminho de Santiago” tive a sensação mágica de estar andando ao lado de Cecília, sua autora. Pude me emocionar especialmente na última manhã, descendo o Monte del Gozo, passando pela Praça São Pedro, atravessando a Praça do Obradoiro e, finalmente, subindo os 33 degraus e adentrando na exuberante Catedral! Com Cecília, comovida, ‘assisti’ à Missa dos Vitoriosos e senti o coração limpo e aberto à beleza dos cânticos e das boas palavras”. Rita Ap. Proença Carvalho.


Autora Maria Cecília Pereira

“Relato de uma viagem sonhada por muitos e romantizamos… Lenda… Caí na real, quanta decisão corajosa – sede, fome, dor, cansaço e ter que chegar ao fim da jornada. Valeu! Sentimento de ‘cheguei, venci’! Enche a alma.” Fisako Yonashiro.

“A caminhante Cecília tinha um desejo primordial em sua vida: fazer a viagem de peregrinação até Santiago de Compostela, um caminho longo, de 800 km., sua meta. Sofrimento, alegria, determinação, autoconhecimento, a magia de conhecer novos lugares, costumes e pessoas em povoados, fazendo novas amizades com pessoas que tinham o mesmo objetivo. Essa valente peregrina, apesar de muitos contratempos, dores físicas e a saudade dos seus entes queridos, concluiu bravamente a sua peregrinação ao chegar ao fim da sua viagem peregrina. Foram lágrimas de alegria por ter conseguido vencer seus medos e seu próprio desgaste físico, demonstrando a sua força e fé interior. Um livro muito bem escrito em seu relato de caminhante, em que sofremos com ela e também conhecemos um pouco de tudo o que Maria Cecilia Pereira deixou escrito nesse livro para a posteridade.” There Válio.

“Amei a leitura deste livro. Parecia tão real, que senti as dores das bolhas e as alegrias dos encontros, do vinho e da beleza da paisagem até chegar ao objetivo: São Thiago de Compostela. Percebia até a maneira como a escritora estava, dado o conhecimento e amizade que temos. Parabéns pela aventura e pelo trabalho. Beijos.” Sueli Roncato Takeyasu – Sula.

“ Sempre tive uma grande admiração e carinho especial por essa tia Cecília, que para mim é a “Lila”! E lendo seu livro – que devorei em poucas horas – só fez aumentar minha admiração por sua garra, perseverança e superação que, livrando-se das pedras e percalços no seu caminho, desde sempre, alça voos em grandes passos de evolução! Sofremos caminhando com ela, pelas dores, mas também nos encantamos pela descrição dos locais e aprendemos com leveza por onde tocaram seus pés! Que venham outros livros, aguardo com avidez! ” Marisa Batista.

Contatos para adquirir o livro: Autora: cecipe98@gmail.com O Jornal: (15) 99808-9256 Marisa Batista: (15) 99713-1093

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page