top of page
  • Foto do escritorO Jornal

Tradições marcam o Natal


Família mantém costumes natalinos por gerações

Por Jéssica Nascimento

Uma das festas de fim de ano mais esperadas é o Natal. A data religiosa, celebrada no dia 25 de dezembro, comemora o nascimento de Jesus. Para festejar, algumas famílias costumam manter tradições, que foram passadas de gerações para gerações. O costume vai além de reunir familiares e amigos para a ceia, já que os preparativos começam bem antes do grande dia.

A analista financeiro Viviane Maciel Batista Pinheiro, de 40 anos, é responsável por organizar a festa todo ano em sua casa, mantendo as tradições da avó materna. Um dos principais costumes, conta ela, é servir a ceia depois da meia-noite, após a oração em família. “A data é muito importante. É uma forma de unir a família e os amigos para celebrar a vida e o amor”, frisa.

Viviane diz que os preparativos para a data vão além da elaboração dos pratos que irão compor a ceia, já que antes é preciso decorar a casa com enfeites natalinos. Entre a decoração, estão a árvore de Natal e o presépio, que representam o nascimento de Jesus. “Cada integrante da família tem um papel na organização, principalmente da ceia”, lembra.


Durante a noite de Natal, até o Papai Noel está presente na casa de Viviane para entregar os presentes das crianças, que ficam embaixo da árvore. Além de todas as tradições, Viviane diz que o mais importante é ter amor em Deus para celebrar a vida. “As orações podem mudar o coração das pessoas, pois incentivam a caridade e despertam os sentimentos”, acredita.

Viviane ensina para seus filhos tudo que aprendeu com a avó, para que um dia eles também possam dar continuidade às tradições. Ela diz ainda que além de reunir a família, a data serve como uma reflexão de tudo que foi feito durante o ano, como uma forma de repensar os gestos e atitudes. “O Natal é um momento mágico. Não podemos deixar morrer essa celebração”, afirma.

3 visualizações0 comentário
bottom of page