top of page
  • Foto do escritorO Jornal

Construção de veículo levará estudantes aos EUA


O pilarense Matheus Nascimento integra o grupo que representará o Brasil na competição Fórmula SAE

Por Jéssica Nascimento

Estudantes da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), incluindo o pilarense Matheus Nascimento, de 19 anos, irão representar o Brasil na competição Fórmula SAE Internacional, que vai ocorrer em junho de 2017, em Lincoln, nos Estados Unidos. A conquista foi possível depois da classificação em 2º lugar na competição nacional, que ocorreu em novembro.

A equipe V8 Racing Facens, formada por 28 estudantes de engenharia mecânica, mecatrônica e de produção, projetou e construiu um carro de corrida com motor de quatro tempos. A competição, organizada pela Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade, contou com 40 grupos de universidades de todo o País.

Além da competição no Brasil, esse ano a equipe também foi a única representante brasileira a competir no mundial em Michigan, que ocorreu em maio. O grupo conquistou o 19º lugar entre 120 equipes de todo o mundo. As competições avaliam os projetos em várias etapas, como apresentação, design, custos, aceleração, desempenho em curvas, velocidade, consumo e dinâmica do veículo.

De acordo com Matheus, que é estudante de engenharia mecânica, a equipe construiu praticamente o veículo inteiro em aproximadamente um ano, com auxílio de professores. “O grupo também organiza os gastos, que são altos por conta dos equipamentos. Por isso é importante a colaboração de patrocinadores”, frisa.

Matheus conta que a competição visa aprimorar a formação profissional dos participantes, incentivando o trabalho em equipe. Para ele, participar do projeto é colocar em prática tudo que foi aprendido em sala de aula. Mesmo com as dificuldades de conciliar o projeto com as aulas e o trabalho ou estágio, ele diz que está muito feliz com o resultado, pois é gratificante ser reconhecido por familiares, amigos e professores pelo esforço durante a produção. “A sensação de pilotar um carro de corrida feito por você é realmente indescritível”, ressalta.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page