top of page
  • Foto do escritorO Jornal

Apresentações encerram oficinas culturais


Dança, música e teatro marcaram o encerramento do projeto cultural

Por Jéssica Nascimento

Para encerrar as 12 oficinas culturais oferecidas gratuitamente para a população, a Secretaria de Cultura e Turismo organizou várias apresentações musicais, teatrais e de dança. Entre os dias 2 e 10 de dezembro, cerca de 400 alunos realizaram apresentações no Centro Estudantil e Comunitário José Luiz de Moraes e na Praça Pe. Luiz Trentini. O evento atraiu mais de 500 pessoas, fora os alunos, durante os 10 dias.

Ao longo do ano, foram oferecidas oficinas de teatro, dança gaúcha, ballet, coral, violão, viola, percussão, flauta, teclado, capoeira, artesanato e aeróbica. As aulas mais procuradas são dança gaúcha, que reúne cerca de 100 alunos, e ballet, que conta com mais de 60 meninas. De acordo com a agente cultural Talita Carvalho, de 22 anos, as apresentações superaram as expectativas, já que emocionaram o público. “Todos ficaram surpresos com o sucesso das oficinas. Os alunos foram muito aplaudidos”, conta.

Talita avalia o ano como positivo para a cultura da cidade, mesmo com a atual situação do País. Segundo ela foi difícil planejar os eventos por conta do baixo orçamento, mas nenhum recurso foi cortado na secretaria, o que possibilitou dar continuidade aos projetos. “Temos as dificuldades, como qualquer outro trabalho. Mas sempre estamos conhecendo coisas novas. A cultura traz a oportunidade de trabalhar e se divertir ao mesmo tempo”, frisa.

Segundo ela, o objetivo para o próximo ano é ampliar o acesso da população para as oficinas, já que muitas pessoas ainda não tem conhecimento do projeto. As oficinas são abertas ao público e qualquer pessoa pode participar, sem restrições de idade e sexo. As mães interessadas em matricular as filhas no ballet infantil já podem procurar a secretaria para deixar o nome na lista para o próximo ano.

Projeto Guri

Além das oficinas culturais, a cidade também conta com o Projeto Guri, que completou 10 anos em Pilar do Sul esse ano. A apresentação das oficinas foi realizada no dia 30 de novembro. No polo da cidade, são oferecidas aulas de coral, iniciação musical, cavaquinho, violão e percussão. Dois alunos que passaram pela oficina no município já integram o grupo de referência do projeto, em Sorocaba. As inscrições para as próximas turmas estarão abertas a partir de 19 de janeiro.

2 visualizações0 comentário
bottom of page