top of page
  • Foto do escritorO Jornal

Pilar do Sul completa 81 anos


Município do estado de São Paulo, Pilar do Sul completa, no dia 5 de novembro, 81 anos de Emancipação Político-Administrativa. Situado na Região Metropolitana de Sorocaba possui, aproximadamente, 30 mil habitantes (Censo IBGE/2015); localiza-se a uma altitude de 689 m, com área de 682,395km². Sarapuí, Tapiraí, Itapetininga, Salto de Pirapora, Piedade, São Miguel Arcanjo são municípios limítrofes e a distância até São Paulo, capital, é de 142 km.

Breve história do município

Em 1877, João Batista Ribeiro fundou a Vila de Pilar e, em 12 de maio de 1891, por meio de um decreto, a vila se tornou município; no dia 20 do mesmo mês foi instalada uma intendência com nomeação de Euzébio de Moraes Cunha como primeiro Intendente (prefeito) de Pilar.

No entanto, a história de Pilar começa em 1850: tropeiros, caçadores, mineradores passagem pelo local à procura de metais preciosos; famílias de Minas Gerais vinham e utilizavam as pedras para pilar carne – possivelmente um dos motivos para chamar o local de Pilar. Outra possibilidade remete à religiosidade das famílias mineiras e a devoção que tinham a Nossa Senhora do Pilar, uma santa espanhola.

Ao adquirir uma sesmaria na região, em 1865, o Tenente Almeida trouxe escravos para montar uma fazenda agrícola e, como era o costume da época, ergueu uma pequena capela em homenagem ao Bom Jesus do Bonfim, do qual era devoto; em 1868, o tenente doou um terreno para a Paróquia da Diocese de Sorocaba.

Dificuldades para se desenvolver, estradas precárias e pouco desenvolvimento agrícola, causaram a estagnação do município, resultando na perda de sua autonomia política, levando-o à condição de distrito do município de Piedade, em 1934.

Dois anos depois, no dia 5 de novembro de 1936, Pilar reconquistou sua autonomia, voltou a ser município. Em março do ano seguinte Eugênio Theodoro Sobrinho tomou posse como primeiro prefeito eleito; no mesmo ano a Câmara de vereadores aprovou uma lei que doava lotes a todos que quisessem construir prédios de qualquer natureza. Em 1944 o município passou a ser chamado de Pilar do Sul.

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page