top of page
  • Foto do escritorO Jornal

Irregularidades no Matadouro de Pilar do Sul


O matadouro municipal está fechado desde o último dia 28 de março/2017, quando foram constatadas inúmeras irregularidades pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente – Sedruma – e pelo veterinário do Conselho Regional de Veterinária. O laudo foi enviado ao Ministério Público que recomendou o fechamento do estabelecimento.

Foto: Divulgação

As irregularidades resultaram de levantamento feito pela secretaria de janeiro a março/2017, sendo que, o local já vem apresentando problemas há muitos anos.Dentre as irregularidades constatadas estão: abate de caprinos e suínos, sendo que a licença liberada é só para abate de bovinos; não cumprimento das obrigações trabalhista pela empresa que administrava o matadouro; desaparecimento de alguns objetos do patrimônio público existentes no matadouro (elaboração de B.O); instalações inadequadas; falta de laudo da fiscalização realizada pela VISA.

Comerciantes estão sendo prejudicados

O ato de lacração do local está trazendo prejuízo aos comerciantes (açougues e supermercados), que necessitam enviar o gado de corte para ser abatido em outras cidades, aumentando suas despesas com o transporte.

Procurados pela imprensa local para mais informações sobre o fato e a previsão do retorno de funcionamento do matadouro, os órgãos competentes informaram que a empresa que atuava no local foi notificada das irregularidades e que, após o prazo estipulado, o responsável pela empresa não se manifestou, o que causou o fechamento.

Providências

A prefeitura informou que para voltar o funcionamento do local será necessário sanar as irregularidades constatadas: abrir processo licitatório aos interessados em administrar o matadouro; regularizar a licença na Cetesp; resolver a questão dos funcionários e encargos atrasados.

Prazo para reabertura do matadouro

Segundo informações da secretaria responsável pelo local, devido aos inúmeros problemas e irregularidades, não há previsão para a reabertura.

113 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page